-
Arquitetos: Bernardo Bader Architekten
- Área: 675 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Adolf Bereuter
Descrição enviada pela equipe de projeto. Tendo trabalhado quinze anos em um antigo ateliê em Dornbirn, superei minha resistência interna e construí um estúdio para mim e minha equipe. Em mais de uma ocasião, durante minhas caminhadas em Bregenz, notei um pequeno terreno abandonado com uma estação que já não funcionava. Esperançosamente, conseguimos comprar o pequeno terreno no centro da cidade, talvez também porque não era particularmente atraente para os investidores devido ao tamanho limitado e porque o estacionamento subterrâneo não era uma opção.
O que acabou surgindo foi determinado pelo o que poderia ser acomodado. Quem se lembrar da esquina abandonada e do prédio que existia não vai acreditar no que vê agora. De uma forma quase surreal, uma estrutura escura alongada muito impressionante fica posicionada bem na Klostergasse, como se tivesse acidentalmente saído da geometria pura para um mundo incompleto.
A estrutura esguia consiste em quatro pavimentos empilhados uns sobre os outros. Os espaços são dispostos em todos os andares com exatamente as mesmas proporções, mas com aberturas de tamanho variável para se beneficiar de várias vistas e posições do sol. Cada unidade é projetada para permitir trabalhar e viver no espaço. A flexibilidade de uso agregará valor a edificação a longo prazo.
A edificação é construída inteiramente em concreto, com pisos, tetos e paredes do mesmo material. O concreto revela todo o seu potencial escultural e atmosférico com este projeto. As superfícies vibrantes, habilmente decoradas e sem tratamento, simbolizam o processo de trabalho e a força primordial deste material.
Os espaços de concreto são complementados por madeira e móveis em aço bruto. As estruturas de superfície e sua qualidade tátil infundem os espaços de trabalho e de estar com sua atmosfera única. Atmosférico em todos os detalhes e inspiradoramente radical, o volume evoca um apelo duradouro. Ele reflete nossa postura arquitetônica conferindo à edificação um caráter próprio.